terça-feira, 13 de outubro de 2009


A Tecnologia na Escola




Vamos tentar aqui fazer um paralelo entre a entrevista do Dowbor e o texto de Alberto Tornaghi,ambos com uma mesma abordagem, A Tecnologia na Escola. Começamos de uma forma simples pontuando o debate de idéias importantes dos dois autores: a inserção da tecnologia na escola, a dificuldade que alguns professores terão para obter conhecimentos práticos desse saber tecnológico, o novo papel da escola como organizadora do conhecimento, porque está sendo colocado para todos os indivíduos que ele precisa estar “antenado” com a globalização do conhecimento, a busca incessante do saber atualizado do homem informatizado, mesmo que ainda se tenha a idéia de que as grandes responsáveis pelo saber é a escola e a “televisão”.
O que Dowbor nos coloca de forma clara é a de que 92% dos municípios no país tem televisão e se essa tecnologia fosse utilizada de forma inteligente teríamos um avanço significativo, apesar desse meio de comunicação está impregnado de ideologias e consumismo, um veiculo da massificação da debilidade humana. Como os meios tecnológicos entram em nossas vidas de forma de ser uma necessidade atual, como o telefone celular – que ainda não sabemos os riscos que temos com uso contínuo, a internet como ferramenta imprescindível do homem moderno, para a comunicação, informação, trabalho, diversão, exposição pessoal entre outras coisas, a escola precisa mediar e organizar junto com o indivíduo esse universo de conhecimento. E quando a escola é chamada para vivenciar o mundo contemporâneo com os seus integrantes e aí citamos professores, alunos e funcionários. Surgem os diversos questionamentos, como nos coloca Alberto Tornaghi. “ seriam estas mudanças que nós, educadores,pretendemos e desejamos. Ou será que somos obrigados a mudanças indesejadas?” Mas a escola precisa está inserida no mundo dos seus alunos e conseqüentemente no mundo da tecnologia que se bem utilizada será uma ferramenta indispensável para o professor que terá um grande desafio. Então temos que olhar a tecnologia na escola como uma aliada nas ações da educação.
A entrevista e o texto são importantes para o processo de reflexão e debate, temos que ter conhecimento de variadas posições para só assim formarmos a nossa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário